Saudações São Paulinas, recebi uma carta, inicialmente remetida por um homem à sua companheira. Porém fui obrigada a fazer adaptações e deixá-la apta para ser enviada por qualquer torcedor amante do futebol a qualquer ser humano, que por razões adversas não entendem que o esporte bretão é a coisa mais importante dentre as menos importantes.

Aí vai…

“Prezado (a),

Permita-me uma breve apresentação. Sou torcedor e falo em nome de todos que se identificam.

De 11 de junho a 11 de julho será realizada a Copa do Mundo de Futebol.

Durante esse mês focaremos em tudo o que acontece na África do Sul. Deste lado do oceano, nenhum evento cultural, artístico ou familiar nos interessa.

Não iremos a festas de crianças, noivados ou casamentos, muito menos batizados e colações de grau.

O compromisso é em horário diferente do jogo? Não importa. Assistiremos debates, replays e treinos. Precisaremos acompanhar os pré e pós-jogos, mesmo em se tratando de um programa chinês comentando a estrutura tática da defesa de Gana. Isso será importante nas quartas-de-final – você não vai querer entender – mas será.

Se eu assistir a um VT de Argélia e Eslovênia, não reclame, digo isso, mesmo se, hipoteticamente, as seleções já estiverem eliminadas, e elas entrarem em campo com o time reserva vestindo o uniforme de treino, e eu já souber que o jogo terminou em 0x0.

Não se sensibilize com um francês ou italiano chorando a eliminação. Homenageie esse momento com um sorriso irônico e a pior frase possível para o momento: “daqui a quatro anos tem mais…”. Eles fariam o mesmo com você. Tão interessante quanto ganhar, é eles perderem.

Em dia de jogo da Argentina, por exemplo, é muito bom ser brasileiro.

Faça as contas e observe que assistiremos a, no máximo, 15 Copas do Mundo por vida.

Respeite nossas prioridades!
E lembre-se: o Dia dos Namorados é durante a Copa do Mundo.

Seja legal…”

Reitero que esta carta não vale apenas para a Copa do Mundo que se realizará daqui a menos de 2 meses. Vale para toda e qualquer partida de futebol.

twitter.com/manujubilato
http://amargadoce.blogspot.com