Saudações tricolores!

Hoje é dia de Palmeiras x SPFC no Palestra Itália, jogo válido pelo Campeonato Paulista. O time do SPFC deve entrar com força máximo no clássico, visando também maior entrosamento do time às vésperas do segundo jogo da Libertadores do SPFC, durante esta semana que se inicia.

Escrever uma coluna de pré-jogo não é tão fácil assim. Primeiro porque o jogo ainda não aconteceu, então nós somente podemos supor que o time entrará com uma escalação específica e é o trabalho de todo colunista, inclusive esta que vos escreve, animar o torcedor, lembrando de algum jogo emocionante, alguma decisão entre estas duas equipes.

Puxa pela memória jogos emocionantes entre Palmeiras x SPFC não é tão difícil. Se formos lembrar quantas inúmeras decisões de Campeonatos Paulistas entre estes dois times já tivemos, decisões de vagas na Libertadores, isto fora inúmeros jogos pelo Campeonato Brasileiro, a coluna certamente iria ser muito longa. Mas alguns jogos me chamaram atenção (dentre estes, cito 2 no Morumbi e 2 no Palestra Itália):

1) SPFC 2 x 1 Palmeiras – Libertadores de 1994 – Neste jogo, eu tive o privilégio de estar no Morumbi junto com o meu pai. Eu tinha 14 anos na época e o Morumbi ainda não tinha passado pela super reforça dos anos 2000, portanto a arquibancada vermelha tremia bastante. Era minha primeira vez no Morumbi e eu fui toda animada, adentrando pela portão E (naquela época, os portões tinham letras, ao contrário de hoje, que tem números. O acesso para a arquibancada vermelha era feito pelo portão E, o mesmo onde fica o portão 18 hoje). Chegamos às 14h no Morumbi (o jogo era às 16h) e não me lembro exatamente porquê, mas o jogo foi em um sábado e era a decisão entre SPFC x Palmeiras válido pela Libertadores daquele ano. O primeiro jogo, que havia sido no Pacaembu, terminou 0x0, com show do goleiro Zetti. O Palmeiras tinha também um timaço na época (que viria a ser campeão Brasileiro daquele ano), mas a diretoria palmeirense resolveu fazer a besteira de excursionar com o time pelo Japão às vésperas deste jogo. Bom pra nós, que sem grande esforç metemos 2×0, com dois gols de Euller. O Palmeiras fez um, com Evair, mas já era tarde e o SPFC despachava o Palmeiras da Libertadores e seguia rumo ao tri!

2) Palmeiras 2 x 2 SPFC – Campeonato Brasileiro de 2008 – Thaís, você resolveu colocar um empate aqui?? Por que?? Simples, porque sem dúvida este foi um dos melhores jogos pelo Brasileirão daquele ano, conquistado pelo SPFC! O SPFC abriu o placar já de cara com 2×0, com gols de penalty de Rogério Ceni e um gol de Dagoberto. E o Palmeiras veio a empatar depois, mas o ponto desse jogo é que logo nos primeiros minutos, Diego Souza e Borges foram expulsos e o jogo foi muito bom, lá e cá. Como um clássico deve ser. O SPFC ainda poderia ter virado o placar com Hernanes, no finalzinho do jogo, em um daqueles lances que a gente levanta do sofá e grita gol antes mesmo da bola entrar… (Eu confesso que eu fiz isto!). Embora o jogo tenha terminado empatado e o SPFC pudesse ter saído com a vitória, este foi um dos melhores jogos pra se ver em 2008.

3) Palmeiras 0 x 1 SPFC Libertadores de 2005 – Tem como não citar este jogaço?? Um dos melhores jogos de 2005 também, no qual o 0x0 permaneceu até 14 minutos do segundo tempo em que Cicinho fez um gol impossível de se descrever! O chute que o garoto acertou foi maravilhoso, com a bola entrando alta no ângulo do goleiro Marcos. Antes disso, já tínhamos tido cabeçadas de Luizão e Grafite e o Palmeiras ainda meteu uma bola na trave até o final do jogo. Mas o destaque daquele jogo foi Cicinho, com um chute fenomenal, a estrada para o tri da Libertadores estava aberta!

4) SPFC 2 x 1 Palmeiras Campeonato Brasileiro de 2004 – O Palmeiras abriu o placar com um gol de penalty, cometido por Cicinho. E assim permaneceu durante todo o primeiro tempo. Logo no começo do primeiro tempo, Nildo empatou para o SPFC. E assim foi até 48 do segundo tempo…Em um chute, no finalzinho do jogo, chute de fora da área, defesa do goleiro Sérgio, volta para o atacante do SPFC, mais uma defesa do goleiro do Palmeiras e a bola cai, gentilmente nos pés de quem? De quem?? De Cicinho, que põe pra dentro. Cicinho – o nome daquele jogo, mais uma vez, predestinado a acabar com a alegria palmeirense! Um jogaço! De arrepiar!

E aí, o que será que teremos hoje no Palestra Itália? Um jogo de arrepiar? Jogo que a gente grita gol antes da bola entrar? Cicinho será que vai, mais uma vez, ser o destaque do jogo? Vamos ver, hoje, às 16h no Palestra Itália é Palmeiras x SPFC! Hora do tricolor mostrar a sua força!

Thaís Cachuté Paradella, 29 anos, é cirurgiã-dentista em São José dos Campos.