Saudações tricolores!

Hoje o Paulistão começa e o tricolor já encara a primeira pedreira: a Portuguesa no Morumbi. O jogo é o primeiro do SPFC em uma rodada em que os times grandes da capital enfrentaram Mogi-Mirim no Palestra Itália (Palmeiras) e o fortíssimo Monte Azul. Já o SPFC enfrenta a Lusa, que vem de uma pancadaria generalizada com a Portuguesa Santista em um jogo-treino nesta semana!

A coisa foi tão séria que o jogo-treino entre Portuguesa e Portuguesa Santista teve que ser encerrado em virtude da pancadaria generalizada entre os jogadores da Lusa e da Lusa Santista que literalmente saíram no braço!

O tricolor estréia no Paulistão com novidades: o time deverá jogar no 4-4-2, com André Dias e Miranda na zaga, Jean improvisado na lateral (sim, enquanto Roma e SPFC ainda tentam entrar em um acordo pra trazer Cicinho e enquanto este não vier, Jean será improvisado na lateral direita) e Jorge Wagner do lado esquerdo. No meio-campo, deveremos ter Hernanes, Léo Lima, Richarlyson e Marcelinho. E no ataque, Dagoberto e Washington.
Se compararmos este time com o que terminou o ano de 2009, podemos perceber que o meio- campo foi o lugar do time que mais se mexeu. Saiu um meio-campo mais defensivo e um esquema mais defensivo (3-5-2) para entrar um meio-campo mais criativo, mais ofensivo. Fica a pergunta: será que o time se adaptará bem ao novo esquema com dois zagueiros?


Marcelinho – novo reforço no meio-campo tricolor estréia hoje contra a Lusa

Algumas coisas devem ser observadas: Jorge Wagner já avisou durante a semana que o time irá demorar alguns jogos pra se adaptar ao novo esquema e principalmente ele, irá tentar o máximo melhorar a marcação. A lateral esquerda, embora tenha a cobertura do Richarlyson quando o Jorge Wagner subir para o ataque pode ser um alvo de descida fácil para o time adversário. Vamos aguardar e ver como o time se posiciona por este lado do campo.

Pela lateral direita, Jean adaptado como lateral não deverá apoiar tanto o ataque, uma vez que todos nós sabemos que o forte do Jean é a marcação. Assim, neste ponto o time estará coberto.

E o ataque será municiado por Marcelinho e pelo próprio Léo Lima. A torcida de todos nós são-paulinos para que eles façam miséria nas defesas adversárias e munam Washington e Dagoberto.

Quanto à Portuguesa, a Lusa contratou jogadores para todas as posições. Vários deles já passaram por times paulistas, e já rodaram por outros times brasileiros também dentre eles Gláuber (ex-Guarani), Gladstone (ex-Palmeiras, ex-Náutico), Athirson (que volta à Lusa após passagem curta no Cruzeiro), são alguns dos nomes dos reforços. Além deles, o experiente Marcos Paulo, Celsinho, Gustavo Biscayzácu e Zé Leandro.

Lembrando que a zaga da Lusa conta com Domingos, um jogador conhecido pela seu digamos, excesso de força em alguns lances, o que muitas vezes resulta em expulsões. A Lusa já começou demonstrando um pouquinho de ‘exagero’ na vontade com a pancadaria no jogo-treino com a Portuguesa Santista.

A Lusa quer esquecer o último Paulistão, no qual quase chegou na semi-final, mas o gol do Santos contra a Ponte Preta acabou com as esperanças do time lusitano. Depois de fazer uma série B mediana, na qual ficou no final sem chegar ao G4 de acesso à série A, a Lusa quer deixar uma boa marca na estréia no Paulistão.

Mas é o SPFC no Morumbi! É o novo time com Marcelinho e Léo Lima. Minha dica: vamos ver como a defesa se comporta neste novo esquema do tricolor, porque na minha opinião, o ataque tem tudo pra ser o destaque do tricolor neste ano.

Outra novidade: o SPFC entrará com a camisa limpa, ou seja, sem patrocinador, uma vez que o contrato com a LG não foi renovado. E os novos jogadores já sabem seus números nas camisas: Marcelinho (11), Léo Lima (27). Além deles, que serão titulares, Xandão (13), André Luis (4) e Carlinhos Paraíba (26) podem estar no banco.

PS: Parabéns aos garotos da Copinha, que ontem simplesmente trucidaram o Guarani por 5×1, com três gols de Lucas Gaúcho. O SPFC espera agora o vencedor de Cruzeiro e Inter de Limeira hoje, pra saber quem enfrentará na próxima fase da Copa SP de futebol júnior.

Vamos tricolor! Hoje começa o Paulista!!!

Thaís Cachuté Paradella, 29 anos, é cirurgiã-dentista e são-paulina fanática, responsável pelo pré e pós-jogo das São Paulindas no final de semana.

Créditos: Lancenet (foto Miguel Schincarion) e Globo.com