Saudações tricolores!

Hoje a minha coluna não será sobre a vitória suada sobre o Barueri ontem no Morumbi. Vitória esta que deu ao SPFC a liderança do Brasileirão. Nem sobre o fato dos são-paulinos torcerem hoje pelo Corinthians contra o Palmeiras. Hoje falarei de uma visita bem interessante que se pode fazer em SP: ir ao Museu do Futebol.

Localizado sob a arquibancada do Pacaembu, o Museu do Futebol é um lugar mágico. Pra quem é amante do futebol, é o local onde história e interatividade se juntam. Onde é possível ver grandes jogadas, ouvir grandes narrações, se emocionar com o grito das torcidas, enfim…Um lugar mágico!

Tive a oportunidade de conhecer o Museu do Futebol em Fevereiro deste ano. Saí de São José dos Campos, junto com meu pai e meu noivo e chegamos facilmente ao local (não é difícil chegar de carro!). Estacionar é mais fácil ainda, pois se estaciona bem à frente do Estádio Paulo Machado de Carvalho. Ah, algo interessante: Paulo Machado de Carvalho foi um dos maiores são-paulinos que já existiu… Isto serve ao Corinthianos que batem no peito dizendo que o Pacaembu é ‘deles… Não é…O Pacaembu é um estádio municipal, que recebe o nome de um são-paulino ilustre e que o Corinthians, por não ter estádio próprio, aluga para mandar alguns dos seus jogos lá. E sob as arquibancadas do Pacaembu, está o Museu do Futebol. Lembrando que o Museu do Futebol não abre em dia de jogos.

Fui com a minha camisa oficial do SPFC. O time tinha conquistado o Hexa Campeonato recentemente e não fazia uma má participação no Campeonato Paulista e ainda estava na Libertadores. Compramos a entrada e lá fomos. Logo que se entra, se observa inúmeros objetos da história do futebol e o Museu inteiro é cheio de interatividade.

É possível escutar narrações de gols históricos em Copas do Mundo por inúmeros narradores. É possível ver todos os grandes jogadores da seleção. O mais emocionante é o grito da torcida. Em um patamar, são colocados telões com imagens das diferentes torcidas do país e seus gritos de guerra, uma contra a outra. Linda a torcida do SPFC presente!

Além disso, há uma exibição em 3D do Ronaldinho Gaúcho, além do goleiro virtual (você chuta a bola e tira uma foto, tentando fazer gol no goleiro virtual!), frases futebolísticas e placas com a história de todos os clubes brasileiros… O SPFC, lógico, tem sua placa lá e inúmeros visitantes vão até a sua placa e tiram fotos (eu inclusive!). É possível também tirar fotos na arquibancada do Pacaembu.

Foi uma tarde mágica que passei no Museu do Futebol. Pra quem é amante do futebol, é um programa imperdível! Fica aqui a dica, uma vez que em breve começarão as férias escolares. Pra quem é de SP, pra quem não é, vá ao Museu do Futebol e se emocione, como eu!

Thaís Cachuté Paradella, 29 anos, cirurgiã-dentista em São José dos Campos e são-paulina fanática desde bebê, além de amante do futebol!