Saudações tricolores, ainda estamos na liderança, mas hoje não falarei sobre essa última rodada e sim sobre o nosso glorioso Morumbi!

Somos donos do terceiro maior estádio de futebol do Brasil e do maior estádio particular do nosso país!

Mas nem sempre foi assim, passamos por muitas reformas para chegarmos até aqui, vou contar um pouquinho da história do nosso estádio:

A construção do Morumbi começou em 1953, mas como se tratava de um estádio particular, dependíamos do nosso dinheiro para darmos continuidade as obras, passamos por muitas dificuldades, vendemos muitos jogadores e em 1960 o estádio foi inaugurado apenas com metade do anel superior completo.

O primeiro jogo no Morumbi foi contra o Sporting Lisboa, começamos já com o pé direito e ganhamos de 1 a 0, gol do Arnaldo Poffo Garcia, vulgo Peixinho. Aproximadamente 55 mil pessoas assistiram ao primeiro jogo, público enorme se considerarmos que o estádio ainda não estava completo!

Dez anos depois, no dia 25 de janeiro de 1970, finalmente o Morumbi foi inaugurado por inteiro, agora o estádio poderiar receber 120 mil torcedores. No primeiro jogo após a reinauguração, o nosso Glorioso recebeu aproximadamente 110 mil torcedores, uma platéia e tanto para assitir a uma partida contra o Porto.

Nos anos 90, por medidas de segurança o Morumbi novamente foi reformado e a sua capacidade diminuída para 85 mil torcedores, porém, essa redução ainda faz do nosso estádio, o maior estádio particular do Brasil.

O nome Cícero Pompeu de Toledo é em homenagem ao ex presidente do clube, que além disso, era torcedor e ex jogador do nosso Tricolor!

Nosso primeiro memorável título em casa foi em 1992, que conquistamos a Libertadores da América, em 1993 não tivemos a mesma sorte, mas em 2005 pudemos comemorar mais um título da Libertadores em casa!

O estádio possui 102.904 metros quadrados de área construída e é um dos poucos estádios brasileiros que tem um espaço reservado para deficientes físicos, temos uma estrutura para recebermos 92 cadeirantes e mais de 100 lugares para portadores de outras deficiências. Considero pouco, porém, é um pontapé inicial e serve de incentivo a outros clubes.

O maior público que recebemos em uma partida no Morumbi foi contra o Santos em 1980, antes do estádio ter a sua capacidade reduzida, foram 122 mil torcedores.

O nosso estádio já foi palco de muitos shows do Tricolor, porém já recebeu estrelas para grandes shows como Kiss, Aerosmith, Nirvana, Michael Jackson, U2, Madonna entre outros…daqui poucos dias, será a vez da banda AC/DC se apresentar no nosso tão amado Morumbi.

E mais mudanças estão por vir, com o Brasil sediando a Copa do Mundo em 2014, o Morumbi será reformado para sediar alguns jogos. Ficaremos sem estádio por um bom tempo, porém, após a reforma, teremos o estádio mais bonito do Brasil!

Dentro do Cícero Pompeu de Toledo temos o Morumbi Concept Hall, que contempla o Memorial do São Paulo, o Santo Paulo Bar, a RBK Concept Store, Livraria Nobel e o camarote Espaço Únyco.

O Morumbi ainda será palco de muitas alegrias do nosso Querido São Paulo Futebol Clube!

Quem ainda não o conhece, recomendo que vá assistir algum jogo, pois é de arrepiar ouvir a torcida cantando, pulando, empurrando o time e comemorando um gol!

Tricolor rumo ao Hepta!

Beijos!!!!